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Como usar a caixa de fusíveis do carro, Adcionar novos fusíveis e novas linhas de alimentação

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Como usar a caixa de fusíveis do carro, Adcionar novos fusíveis e novas linhas de alimentação

Mensagem por Hernani em Qui Jan 19, 2017 6:39 pm

Informação por Peri

Dentro da caixa de fusíveis encontramos as linhas de 12 volts e 12 volts pós-chave. Dali podemos derivar novas linhas de alimentação ou apenas adicionar novos fusíveis.

Para ter acesso a ela:

- Desconectar o cabo massa da bateria

- Soltar a tomada de diagnóstico OBD-II (rosa) do suporte

- Retirar a central da rede elétrica de bordo do suporte e deslocá-la para o lado do pedal da embreagem (não precisa remover os conectores).

- Abrir a tampa que fica do lado esquerdo da coluna de direção (tampa que dá acesso aos relés).

- Soltar os dois parafusos Torx que seguram a caixa de fusíveis


Com as mãos, empurrar a caixa de fusíveis com força, pois existe um "bloco" de fios saindo dela, pode empurrar com força que você conseguirá tirá-la do painel, e então ela fica pendurada.

Aí basta retirar a tampa da parte de trás (apenas de encaixe. As presilhas ficam do lado de fora, o que facilita).


Nas fotos abaixo é possível ver dois fios grandes de 10mm², o vermelho é o +12v, e o preto é o +12v pós-chave. Para puxar alimentação a partir delas precisamos de um slot vazio, de um terminal com fio e um fusível.
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Nas fotos abaixo observa-se, novamente, as duas linhas de alimentação "diretas" que chegam na caixa de fusíveis (vermelha à esquerda e preta "no meio"), a vermelha é maior e invade a área dos fusíveis maiores.

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Só lembrando que o fusível serve para proteger a fiação. A quantidade de amperes do fusível tem que estar de acordo com a alimentação dos equipamentos, e a bitola do fio tem que ser adequada para o fusível!

A relação das posições dos fusíveis estão no manual do carro.



Para os fusíveis pequenos usamos os terminais do tipo "Junior Power Timer". Para os fusíveis grandes são os terminais "Standart Power Timer". Aqui no Brasil conheço um fabricante que vende esses terminais, é a Rainha das Sete, é possível procurar os códigos no catálogo deles e ver se consegue comprar em alguma auto-elétrica ou distribuidora de peças.

A VW também disponibiliza cabos de reparo com os terminais já crimpados (com um preço salgado), são cabos de 50cm com terminais crimpados em ambas as pontas.

Aqui estão alguns cabos disponíveis na VW:

Para os mini-fusíveis:



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000 979 021 >> 0.5mm²
000 979 133 >> 1.0mm²
000 979 225 >> 2.5mm²

Para os fusíveis maiores:



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000 979 023 >> 0.5mm²
000 979 135 >> 1.0mm²
000 979 227 >> 2.5mm²
000 979 306 >> 4.0mm²
000 979 407 >> 6,0mm²



Só não deve se esquecer de mover a parte rosa alguns milímetros, até que ela fique perfeitamente alinhada com a parte preta, para que possa deslisar os terminais até que se encaixem em seus lugares. Após isso, a parte rosa deve ser empurrada de volta para que volte a servir de trava secundária para os terminais.

Observe bem como ela está montada, pois só tem como empurrar ela em uma direção! As setas mostram alguns pontos indicativos.



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Aqui eu usei para puxar alimentação para as minhas luzes de cortesia nas portas:



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Ah, não poderia esquecer do porta-fusíveis que existe na bateria, este serve apenas para puxar uma alimentação direto do +12v:


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Isso é simples de fazer e evita gambiarras e porta-fusíveis pendurados em baixo do painel [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.].

Hernani
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