Procurar
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Últimos assuntos
Sensor do nível de água do lavador e aviso do cinto de segurança, Alertas luminosos e sonoros no painel
Página 1 de 1
Sensor do nível de água do lavador e aviso do cinto de segurança, Alertas luminosos e sonoros no painel
Informação por Peri
Pessoal tinha me perguntando antes como instalei no meu polo... Agora tá na mão! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dividido em três partes: Ativando as funções; Instalação do interruptor de água; Aviso do cinto de segurança.
----------------------
ATIVANDO AS FUNÇÕES
Temos que ativar as funções no painel usando um cabo de diagnóstico compatível com VAG-COM ou outro programa que dê suporte aos carros da VW. O melhor deles é o VAG-COM (VCDS). Pode também ser feito em uma concessionária através do VAS, na codificação do painel.
Utilizando o VAG-COM, acesso ao endereço 17 (Instruments), Clicar em "07 - Coding". Alterar o valor do código conforme segue:
CODE
Codificação do painel do polo, segundo de.openobd.org
??xxx: Equipment
00 - none
+01 - Brake Pad Warning installed
+02 - Seatbelt Warning installed
+04 - Washer Fluid Warning installed
+16 - Navigation actively
Se apenas o alerta do nível de água ativo: 04
Se o alerta do nível de água + cinto de segurança ativos: 02 + 04 = 06.
No meu polo o valor era "00541". Alterei para "06541" e tudo funcionou! Lembre-se de anotar o código original antes de fazer qualquer alteração. Assim você poderá reverter para o original caso apresente algum problema de configuração por codificação errada.
Este manual aqui pode ajudar como fazer o procedimento com o VAG/VCDS: [url=http://dpham00.info/gti/vagcom/vagcom info for mkv.pdf][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][/url]
--------------------------
INSTALAÇÃO DO INTERRUPTOR DE ÁGUA
Esquema elétrico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O conector vermelho "T6n" está localizado no conector múltiplo, que fica dentro da calha e do lado esquerdo.
Peças necessárias:
1x 6Q0 955 453 P >> *Reservatório com buraco para o interruptor
1x 7M0 919 376 >> Interruptor p/ nível de água:
1x 7M0 919 382 >> Borracha de vedação
1x 7M0 973 202 >> Conector para o interruptor
1x 000 979 133 >> Cabo 1,0mm² com dois terminais fêmea para o conector
1x Terminal de fio do tipo "olhal" ou "argola" para ligar em um ponto de massa (em auto-elétrica ou auto-peças tem).
* Alguns polos costumam ter esse reservatório com um tampão no lugar do interruptor! Para todos os outros casos você pode furar o reservatório que tem, ou comprar este novo (a primeira opção é preferível [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]).
----------------------------------------
Agora precisa remover o painel e verificar se no chicote o fio do nível de água está instalado. É preciso desconectar o cabo massa da bateria. Não é necessário desligar o positivo!
Para abrir o conector, destrave a travinha que aparece na foto, e puxe o miolo branco para fora.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O fio que vai para o sensor é o que está no pino 30. O pino 31 é o sensor de temperatura externa.
Se o fio estiver presente, você pode buscar ele direto no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Se isso lhe parece muito trabalhoso, derive um novo fio a partir do chicote do carro até o motor. Você pode passar o fio por uma borracha redonda que fica na coluna A, alguns centímetros para baixo da coifa de borracha que leva os fios para a porta do motorista.
Agora é necessário ter acesso ao reservatório... Para isto, retire o para-choque e retire o farol esquerdo (se achar necessário).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então pode trocar o reservatório, furá-lo, e/ou instalar o sensor. O que for o caso.
Com o conector em mãos, antes de inserir os fios você precisa destravá-lo (o mecanismo cor-de-rosa), e precisa inserir nos fios as borrachinhas de vedação. Se o conector veio sem, tente vedar com silicone, algo do tipo.
Um fio vem do painel, e o outro vai à massa, que pode ser qualquer ponto próximo ou diretamente no negativo da bateria.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Coloque água no reservatório até que ela feche curto entre as pontas do sensor. Monte o painel, ligue a bateria. Em seguida ligue a chave no contato. O resultado deverá ser este:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acione o lavador do para-brisas para baixar o nível de água, siga com ele acionado. Verifique se acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Funcionamento OK [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]. Encha o reservatório até a boca e verifique se não há vazamentos.
---------------------
AVISO DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA
O LED acende-se ao ligar o painel, e apaga alguns segundos depois. Não há aviso sonoro e o sistema reconhece que o cinto está colocado.
Para usar o aviso sonoro e a detecção do cinto, é necessário instalar um novo contato com fio amarelo no pino 20 do conector do painel. Pino 20 para o pino 1 do fecho do cinto; pino 2 do fecho do cinto à massa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O terminal original para o conector do painel (conector MQS) é o 000 979 009. Para os polos 9N o terminal pode ser diferente, talvez seja o 000 979 018, mas eu não tenho como confirmar isso.
É necessário o fecho do cinto com contato, mas aparentemente não existe a venda no Brasil. Tentei cotar nas concessionárias mas eles sequer tem a peça listada na tabela de preços, teria que ver diretamente com a fábrica.
O código da peça é:
6Q0 857 755 F QVZ >> Cor preto, disponível na Europa.
6Q0 857 755 F FCN >> Cor preto, disponível no Brasil.
Pessoal tinha me perguntando antes como instalei no meu polo... Agora tá na mão! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dividido em três partes: Ativando as funções; Instalação do interruptor de água; Aviso do cinto de segurança.
----------------------
ATIVANDO AS FUNÇÕES
Temos que ativar as funções no painel usando um cabo de diagnóstico compatível com VAG-COM ou outro programa que dê suporte aos carros da VW. O melhor deles é o VAG-COM (VCDS). Pode também ser feito em uma concessionária através do VAS, na codificação do painel.
Utilizando o VAG-COM, acesso ao endereço 17 (Instruments), Clicar em "07 - Coding". Alterar o valor do código conforme segue:
CODE
Codificação do painel do polo, segundo de.openobd.org
??xxx: Equipment
00 - none
+01 - Brake Pad Warning installed
+02 - Seatbelt Warning installed
+04 - Washer Fluid Warning installed
+16 - Navigation actively
Se apenas o alerta do nível de água ativo: 04
Se o alerta do nível de água + cinto de segurança ativos: 02 + 04 = 06.
No meu polo o valor era "00541". Alterei para "06541" e tudo funcionou! Lembre-se de anotar o código original antes de fazer qualquer alteração. Assim você poderá reverter para o original caso apresente algum problema de configuração por codificação errada.
Este manual aqui pode ajudar como fazer o procedimento com o VAG/VCDS: [url=http://dpham00.info/gti/vagcom/vagcom info for mkv.pdf][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][/url]
--------------------------
INSTALAÇÃO DO INTERRUPTOR DE ÁGUA
Esquema elétrico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O conector vermelho "T6n" está localizado no conector múltiplo, que fica dentro da calha e do lado esquerdo.
Peças necessárias:
1x 6Q0 955 453 P >> *Reservatório com buraco para o interruptor
1x 7M0 919 376 >> Interruptor p/ nível de água:
1x 7M0 919 382 >> Borracha de vedação
1x 7M0 973 202 >> Conector para o interruptor
1x 000 979 133 >> Cabo 1,0mm² com dois terminais fêmea para o conector
1x Terminal de fio do tipo "olhal" ou "argola" para ligar em um ponto de massa (em auto-elétrica ou auto-peças tem).
* Alguns polos costumam ter esse reservatório com um tampão no lugar do interruptor! Para todos os outros casos você pode furar o reservatório que tem, ou comprar este novo (a primeira opção é preferível [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]).
----------------------------------------
Agora precisa remover o painel e verificar se no chicote o fio do nível de água está instalado. É preciso desconectar o cabo massa da bateria. Não é necessário desligar o positivo!
Para abrir o conector, destrave a travinha que aparece na foto, e puxe o miolo branco para fora.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O fio que vai para o sensor é o que está no pino 30. O pino 31 é o sensor de temperatura externa.
Se o fio estiver presente, você pode buscar ele direto no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Se isso lhe parece muito trabalhoso, derive um novo fio a partir do chicote do carro até o motor. Você pode passar o fio por uma borracha redonda que fica na coluna A, alguns centímetros para baixo da coifa de borracha que leva os fios para a porta do motorista.
Agora é necessário ter acesso ao reservatório... Para isto, retire o para-choque e retire o farol esquerdo (se achar necessário).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então pode trocar o reservatório, furá-lo, e/ou instalar o sensor. O que for o caso.
Com o conector em mãos, antes de inserir os fios você precisa destravá-lo (o mecanismo cor-de-rosa), e precisa inserir nos fios as borrachinhas de vedação. Se o conector veio sem, tente vedar com silicone, algo do tipo.
Um fio vem do painel, e o outro vai à massa, que pode ser qualquer ponto próximo ou diretamente no negativo da bateria.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Coloque água no reservatório até que ela feche curto entre as pontas do sensor. Monte o painel, ligue a bateria. Em seguida ligue a chave no contato. O resultado deverá ser este:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acione o lavador do para-brisas para baixar o nível de água, siga com ele acionado. Verifique se acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Funcionamento OK [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]. Encha o reservatório até a boca e verifique se não há vazamentos.
---------------------
AVISO DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA
O LED acende-se ao ligar o painel, e apaga alguns segundos depois. Não há aviso sonoro e o sistema reconhece que o cinto está colocado.
Para usar o aviso sonoro e a detecção do cinto, é necessário instalar um novo contato com fio amarelo no pino 20 do conector do painel. Pino 20 para o pino 1 do fecho do cinto; pino 2 do fecho do cinto à massa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O terminal original para o conector do painel (conector MQS) é o 000 979 009. Para os polos 9N o terminal pode ser diferente, talvez seja o 000 979 018, mas eu não tenho como confirmar isso.
É necessário o fecho do cinto com contato, mas aparentemente não existe a venda no Brasil. Tentei cotar nas concessionárias mas eles sequer tem a peça listada na tabela de preços, teria que ver diretamente com a fábrica.
O código da peça é:
6Q0 857 755 F QVZ >> Cor preto, disponível na Europa.
6Q0 857 755 F FCN >> Cor preto, disponível no Brasil.
Hernani- Não tem CNH...
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/12/2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Abr 30, 2018 7:25 pm por Admin
» Clássica versão GTI do novo Polo
Dom Abr 01, 2018 4:08 pm por Admin
» Polo 9n - Futuro 2.5 5cilindros!!!
Sex Set 29, 2017 8:17 pm por GuiLimaa
» Colocar amortecedor capo no polo
Sex Fev 17, 2017 7:19 pm por Y3nk0
» Sensor do nível de água do lavador e aviso do cinto de segurança, Alertas luminosos e sonoros no painel
Qui Jan 19, 2017 8:39 pm por Hernani
» Iluminação Auxiliar Traseiro no Teto
Qui Jan 19, 2017 7:36 pm por Hernani
» Como usar a caixa de fusíveis do carro, Adcionar novos fusíveis e novas linhas de alimentação
Qui Jan 19, 2017 6:39 pm por Hernani
» Limpeza Sistema Arrefecimento, Limpe você mesmo o seu sistema de arrefecimento
Qui Jan 19, 2017 6:07 pm por Hernani
» Ajuste Reprogramação Borboleta e pedal do acelerador
Qui Jan 19, 2017 6:01 pm por Hernani