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Limpeza Sistema Arrefecimento, Limpe você mesmo o seu sistema de arrefecimento
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Limpeza Sistema Arrefecimento, Limpe você mesmo o seu sistema de arrefecimento
Informação por Elpidio
Primeiramente vamos falar um pouco sobre o sistema de arrefecimento, para quem n sabe como funciona passar a ater uma ideia de seu funcionamento.
O motor de qualquer carro precisa se manter em uma boa temperatura de trabalho. Para isso, ele é equipado com um sistema de arrefecimento, que é composto de vários componentes, o principal deles sendo o radiador.
Várias câmaras de passagem de água existem ao redor das partes principais do motor, como a câmara de combustão. A água fria vai até lá, pega parte do calor do motor e volta para o radiador. No radiador, ela é resfriada, pela passagem do ar ali, auxiliada pelo ventilador que fica encostado no mesmo.
Bem, mãos a obra.
1 - Com o veiculo ainda frio vamos retirar a presilia que prende a mangueira de retorno do reservatorio para o motor.
2 - Após retirada a mangueira remova também a tampa do reservatorio.
3 - Após a tampa retirada coloque uma mangueira dentro do reservatorio e ligue a mesma e o veiculo.
Com o veiculo em funcionamento vc vai reparar que a agua da mangueira do reservatorio vai ser expelida para fora, fique observando até vc notar que só esta saindo agua limpa e quando isso acontecer desligue a agua e deixe cai um pouco até esvaziar o reservatorio.
Então desligue o veiculo e reconecte a mangueira de retorno do reservatorio. Pegue o liquido de arrefecimento recomendado pelo fabrincante e complete até o nivel indicado no reservatorio, caso n dê, complete com mais um pouco de agua até a medida indicada, feche o reservatorio.
Ligue o carro e espere até que o mesmo atinja o seu ponto de aquecimento, isso será demonstrado quando a ventoinha acionar altomaticamente, apois isso desligue-o.
Pronto o seu polinho esta com o radiador e as galerilas do motor limpos.
Dicas:
1- Nunca faça essa operação com o carro aquecido.
2- Quando for expelir a agua do sistema faça com a mangueira da agua ligada para que a mesma circule, limpe e refrigere o sistema enquanto o veiculo estiver ligado.
3- Não esqueça de alimentar o sistema com o aditivo especificado pelo fabricante, pois ele é de grande valia para evitar que a agua ferva, espume e futuramente crie borras de ferrugem dentro das galerias do motor reduzindo assim seu tempo de vida util.
4- Para os veiculos que os donos n tem costume de usar aditivo, comprar um limpa radiador, recomendo o Superflush para auxiliar a limpeza mais pode ser um de sua preferencia, muito simples de utilizar é só seguir o esquema de uso que vem no verso da embalagem, lembrando que após a aplicação esperar o veiculo esfriar para dar inicio aos passos acima.
5- No dia seguinte observe o nivel da agua e caso ela esteja baixa nao si assuste é normal, complete novamente com um pouco de água, isso pode acontecer, pois quando o veiculo for utilizado a agua posta no reservatorio vai circular e retirar o ar do sistema deixando um espaço vago, esse espaço da a diferença no reservatorio ai é só completar e pronto vcs vam notar que ela permanecera estavel sempre.
6- Caso o veiculo esteja com problemas do tipo, vazando água é aconselhavel primeiro sanar o vazamento para depois efetuar a limpeza.
Faço isso uma vez por ano no meu e ele fica sempre com a temperatura regular além do sistema limpo, na concessionaria eles me cobraram uma vez R$ 220,00 com o produto deles e depois que eu observei como eles fizeram já fiz 3 vezes e tudo ok.
Eu n costumo utilizar o aditivo que o fabricante especifica, uso sempre o Acdelco Coolant mais isso é questão de escolha.
Video complementar (DR Carro)
Primeiramente vamos falar um pouco sobre o sistema de arrefecimento, para quem n sabe como funciona passar a ater uma ideia de seu funcionamento.
O motor de qualquer carro precisa se manter em uma boa temperatura de trabalho. Para isso, ele é equipado com um sistema de arrefecimento, que é composto de vários componentes, o principal deles sendo o radiador.
Várias câmaras de passagem de água existem ao redor das partes principais do motor, como a câmara de combustão. A água fria vai até lá, pega parte do calor do motor e volta para o radiador. No radiador, ela é resfriada, pela passagem do ar ali, auxiliada pelo ventilador que fica encostado no mesmo.
Bem, mãos a obra.
1 - Com o veiculo ainda frio vamos retirar a presilia que prende a mangueira de retorno do reservatorio para o motor.
2 - Após retirada a mangueira remova também a tampa do reservatorio.
3 - Após a tampa retirada coloque uma mangueira dentro do reservatorio e ligue a mesma e o veiculo.
Com o veiculo em funcionamento vc vai reparar que a agua da mangueira do reservatorio vai ser expelida para fora, fique observando até vc notar que só esta saindo agua limpa e quando isso acontecer desligue a agua e deixe cai um pouco até esvaziar o reservatorio.
Então desligue o veiculo e reconecte a mangueira de retorno do reservatorio. Pegue o liquido de arrefecimento recomendado pelo fabrincante e complete até o nivel indicado no reservatorio, caso n dê, complete com mais um pouco de agua até a medida indicada, feche o reservatorio.
Ligue o carro e espere até que o mesmo atinja o seu ponto de aquecimento, isso será demonstrado quando a ventoinha acionar altomaticamente, apois isso desligue-o.
Pronto o seu polinho esta com o radiador e as galerilas do motor limpos.
Dicas:
1- Nunca faça essa operação com o carro aquecido.
2- Quando for expelir a agua do sistema faça com a mangueira da agua ligada para que a mesma circule, limpe e refrigere o sistema enquanto o veiculo estiver ligado.
3- Não esqueça de alimentar o sistema com o aditivo especificado pelo fabricante, pois ele é de grande valia para evitar que a agua ferva, espume e futuramente crie borras de ferrugem dentro das galerias do motor reduzindo assim seu tempo de vida util.
4- Para os veiculos que os donos n tem costume de usar aditivo, comprar um limpa radiador, recomendo o Superflush para auxiliar a limpeza mais pode ser um de sua preferencia, muito simples de utilizar é só seguir o esquema de uso que vem no verso da embalagem, lembrando que após a aplicação esperar o veiculo esfriar para dar inicio aos passos acima.
5- No dia seguinte observe o nivel da agua e caso ela esteja baixa nao si assuste é normal, complete novamente com um pouco de água, isso pode acontecer, pois quando o veiculo for utilizado a agua posta no reservatorio vai circular e retirar o ar do sistema deixando um espaço vago, esse espaço da a diferença no reservatorio ai é só completar e pronto vcs vam notar que ela permanecera estavel sempre.
6- Caso o veiculo esteja com problemas do tipo, vazando água é aconselhavel primeiro sanar o vazamento para depois efetuar a limpeza.
Faço isso uma vez por ano no meu e ele fica sempre com a temperatura regular além do sistema limpo, na concessionaria eles me cobraram uma vez R$ 220,00 com o produto deles e depois que eu observei como eles fizeram já fiz 3 vezes e tudo ok.
Eu n costumo utilizar o aditivo que o fabricante especifica, uso sempre o Acdelco Coolant mais isso é questão de escolha.
Video complementar (DR Carro)
Hernani- Não tem CNH...
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/12/2016
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